terça-feira, 29 de dezembro de 2009

2009 revisto...

Agora que a época desportiva de 2009 se pode dar por concluída há algumas conclusões que me sinto obrigado a partilhar convosco:

1- Esmagámos por completo a equipa dos Pica Boys (mais vitórias, mais golos marcados, melhor futebol praticado)


2 - Ainda não estamos ao nível dos profissionais que o Jaime arranjou para as férias de Verão


3 - Subimos claramente a nossa produção ao domingo e equilibrámos todos os jogos (vamos perdendo uns e ganhando outros, mas são muitos raros os jogos em que levamos coça, o que no ano passado era semana sim, semana sim)


4 - O homem do ano foi sem dúvida Jesus, não o Salvador da Humanidade, mas o Salvador do Benfica, o que apesar de não ser propriamente um milagre não deixa de ser tarefa fácil.

Deixo-vos um vídeozinho para que possam concordar comigo em como esta eleição é mais que justa:







Até Kaká está com ele!!!




Última conclusão do ano e principal razão deste post:

5 - Aqui o vosso box-to-box, tal como Kaká, também quer agradecer a Jesus, agora o Salvador da Humanidade e não o do Benfica, porque depois de muitas idas aos treinos e muito sangue, suor e lágrimas derramadas parece que consegui finalmente tornar o benfica num clube de 5 milhões + 1, ora vejam só a foto em baixo e digam lá se não é o Feijãozinho mai lindo que há?



Diz que vou ser pai!!!

Malta 5ª feira as powerades são por minha conta!!!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O jogador numa vida passada

Meus amigos, fiquei a saber que já joguei futebol no campeonato nacional da primeira divisão na remota época de 1935-36, ou seja, numa encarnação passada. E não, não jogava pelo Benfica, mas sim pelos Belenenses.

Ora façam uma busca pelo meu nome no link que vos deixo:


Nesse ano os Belenenses eliminaram o FCP e o Benfica!

Agora já sei porque jogo à moda antiga...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Luxo

Voltamos a dominar todos os aspectos do jogo, e o domínio traduziu-se num 8-1 final. Nem o facto dos adversários terem um suplente para ir refrescando as pernas (e um novo guarda-redes, que se mostrou em bom nível, apesar de tudo) os ajudou.

Desta vez o mérito principal vai para o Nani nos seus esforços de manter os equilíbrios na defesa e para a grande exibição do nosso Guarda-Redes Marreco, mais conhecido como Hugo.

À falta de filmagem original, pedimos a vários guarda-redes conhecidos que recriassem várias defesas protagonizadas por Hugo, durante o jogo de ontem:

8-1!

Mais uma noite de luxo, a fazer lembrar os 19-2 de há umas semanas.

Pica e Sérgio regressaram no adversário, o que é sempre de louvar, e a juntar a Manel, Raúl e Ivo, trouxeram o guarda redes que em tempos teve um encontro imediato de 3º grau com um pontapé do nosso Travoni.

Acabou por livrá-los de males piores tal foi o nosso caudal ofensivo. Ele mas também a nossa malapata na finalização na noite de ontem.

Os 5 heróis fka foram desta vez Hugo, Miguel, Vintes, Hernâni e carteiro. Toneca desmarcou à ultima da hora. Jaime folgou e Afonso anda pelos states.

Só o carteiro destuou um pouco nesta equipa. Muito individualista, ia desiquilibrando a equipa em alguns momentos, mas os resto do pessoal foi sempre conseguindo compensar os excessos do filhinho.

Tudo o resto, de alto nível. Tabelas, desmarcações, passes de primeira e muita entreajuda defensiva. Um docinho ver o Raúl outra vez no meiinho no nosso meio campo.

Momento da noite:
Miguel, mostrando uma nota de 5 euros, pede ao bigodes: ~
"Podia destrocar 5 euros, por favor?"
Resposta do amigo bigodes, com aquele olhar característico:
"Em moedas?"

Abraço

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

À procura do 8º elemento

Depois do nosso sofrível jogo da 5ª feira passada fiquei com uma certeza (para além da imediata, que foi constatar que o Sérgio e o Pica é que são as ovelhas ranhosas da equipa adversária), estamos a precisar de um 8º elemento (não que o Carteiro e o Carlos não tenham estado ao nível do resto da equipa, o problema é que foi provavelmente um dos nossos piores jogos de que há memória...), pois está mesmo a ver-se que irão haver muitas semanas em que 2 jogadores nossos não poderão dar o contributo à equipa.
Seja porque se tem que ir à ante-estreia do Lua Nova, passear até Itália ou aos EUA, ou mesmo enclausurar-se nas cavernas de Abu Dahbi a ouvir os ensinamentos da Al Qaeda, estou seguro que apesar de termos 7 jogadores fixos na equipa no próximo ano poucos serão os jogos em que conseguimos reunir 6 deles para as partidas de 5ª feira. E como as costas do Hugo não caminham para novas, eu diria mesmo que não rastejam para novas, porque aquilo já se viu que tá tudo enfarilhado por alí e qualquer dia ele mais vai parecer uma anaconda a deambular pelos relvados da Maia temos de começar a planear a nossa 2ª fase da época 2009/2010.

Por isso vou aproveitar a minha estadia aqui nos States para observar algumas possíveis contratações para a nossa equipa. Estou à procura de um jogador atlético, que seja intransponível, bom na leitura antecipada das jogadas dos adversários e de vez em quando me ajude a varrer as pernas ao Sérgio e ao Raul.
Vejam só o conjunto de potenciais compras do mercado de Inverno que está neste vídeo:


O meu preferido é sem dúvida o que arranca o capacete ao adversário e depois o atira ao chão pois mostra vontade de ganhar todos os lances, digamos que é um Jaime mas com 5 vezes a sua massa muscular...

Daqui do outro lado do atlântico é tudo por hoje, só me resta desejar-vos boa sorte para o jogo de logo, ou como dizem eles cá "Break a leg"... de preferência uma deles!

sábado, 28 de novembro de 2009

Fernando Redondo

O meu ídolo dos tempos da bola. O jogador que eu queria ter sido :)
Que senhor! Quem não se lembra dum célebre Man United-Real Madrid (2-3) para a liga dos campeões (ver aos 5 minutos do vídeo)?



PS: Grande trabalho do nosso toneca Coppola na posta anterior. Muito bom!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Diversas Roulottes de Churros andavam a ser assaltadas…estes roubos preocupavam os agentes Andreas el trem e Miguelanchelo. Quem estaria por detrás destes roubos violentos

onde não era levado qualquer dinheiro mas todos os churros….sempre os churros… até os churros congelados… Era preciso fazer alguma coisa…


Após várias investigações, Andreas el trem recebe uma mensagem misteriosa de Jaiminho Sopinhas que o deixa bastante contente “Finalmente uma pista”. Miguelanchelo fica apreensivo, afinal Jaiminho Sopinhas é conhecido pelos seus crimes violentos em actuação com o seu sócio de longa data Alfonsini Travoni.
Jaiminho Sopinhas solicita um encontro no qual irá revelar pistas do misterioso ladrão de churros


No encontro não se encontra Sopinhas, só Travoni. Este nega inicialmente conhecer Sopinhas, mas após visualizar uma foto incriminatória….


Altera a sua atitude e torna-se bastante amigável:

“Ah o sopinhas” diz ele.” Então não conheço…..ele deve estar a chegar……”
Por fim surge Sopinhas: “Ora viva srs. Agentes, aceitam uma sopinha?”


“Não obrigado” responde andreas. Eu aceito diz Miguellanchelo. Então sopinhas que pista é essa que falas? Quem é o homem churro? E onde podemos encontrá-lo?”
”Hugini Gordini” responde Sopinhas. Os agentes não podem acreditar…. E riem-se de Sopinhas….

mas pensando bem…lembram-se de Hugini Gordini e o Conde de Contar (outro grande apreciador de churros) serem muito próximos…
Após pensar em toda a situação, enquanto Miguelancheno come a sopa, Andreas decide que só existe uma forma de apanhar Gordini….é fazendo aliança com Sopinhas….e assim se forma uma força de elite predisposta a lutar contra o mundo do crime nas roulottes portuguesas…

Rapidamente é montada uma armadilha com um churro de chocolate, na qual Gordini é apanhado, e embora o churro nunca tenha sido recuperado a missão é um êxito.


“Naaaaaaaaaão” – exclama Gordini, “eu nem gosto de chocolate”……mas mais nada havia a fazer….Gordini é preso na operação que ficou conhecida como “Caça ao Homem-Churro”.
Não perca os próximos episódios numa banca perto de si.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Já não ganhavam há um mês"

Amigos,
soube através de um ex-jogador da outra equipa que a afirmação: "Já não ganhavam há um mês" foi comentada pelo já conhecido autor das melhores frases de quinta-feira.
.....PESSOAL é para derreter......

sábado, 21 de novembro de 2009

Tá aqui a prova!


Ora fica aqui prova fotográfica, que embora de fraca qualidade, não deixa dúvidas quanto ao marcador.

Mas meros números não traduzem o que se passou em campo. Domínio total, qualidade de jogo e um entendimento fenomenal entre os obreiros da vitória, fizeram com que os números coroassem a magnífica exibição, sem que esta se possa reduzir à frieza da Matemática.

Agora é só saborear até à próxima...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PICAS TILT FAIL!


Gloriosa noite de massacre piquense.
Tilt total do adversário, só espero que não desistam.

Futebol apoiado, golos bonitos, todos a atacar e todos a defender, não houve hipótese.

Jaime voltou ao hábito de trincar o cauchu e, consequência directa, arrancou uma fabulosa exibição com golos para todos os gostos.

Miguel, muitas vezes a fazer o papel de toneca edinho, foi um herói correndo o campo todo.

Vintes, Nani e Afonso, mais na construção, deliciaram a plateia (eu) com os passes curtos e os "meiinhos" que se faziam ao Raúl.

Lá me safei na baliza, ainda sem estar a 100%. Gostei particularmente de participar no festival de bola cá atrás.

Lindo!

(Ganda golo!)x19 - (2 golitos) = goleada do ano

Magistral!
Os 5 +1 violinos voltam a tocar!
A laranja mecânica esmaga formigas atónitas!
What a match! Bring'em to Wembley for an exhibition match, NOW!
Win pure et simple, sans la main d'Henry!
Niemand Giebel Maschine der Zerstörung!
ألهم الله لهم النصر بوضوح متفوقة!
對於關注我們的偉大的總統,把這些球員的國家隊,將成為世界冠軍!

Estes foram os títulos de primeira página nos principais jornais do mundo em relação à categória vitória da TAG-team 2009 (19-2) sobre os pica boys!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Uma Questão de Honra


Estávamos feridos de morte no nosso orgulho, depois de duas derrotas miseráveis com os PicaBoys nos jogos anteriores, e foi por isso uma verdadeira "Questão de honra" que nos levou a fazer um jogo muito bom na última 5ª feira, que culminou com uma vitória nossa por expressivos 17-10.

O nome original deste filme também se poderia aplicar com total justiça ao nosso jogo, pois foram "A few goob men" aqueles que do nosso pelotão lutaram por mais de 1h contra o inimigo.

Neste filme lembro-me acima de tudo de uma expressão mítica de Jack Nicholson "You want the truth? You can't handle the truth!", que traduzido para o nosso jogo seria "Tu queres a bola Raul? Tu não podes com a bola... por isso é que vais trepar a rede que nem um símio com o cio!"
É que, apesar de ser um excelente actor, quem não se lembra de falas que ficarão para sempre na mente dos espectadores como "Tens alguma necessidade de fazer isso?" ou "Ganda golo Manél", a interpretação de Raul é mais na onda de Kramer, Jim Carey ou o velhinho Jerry Lee Lewis, ou seja totalmente baseada no aspecto mais físico/apalhaçado das suas personagena, e é engraçado ver que ele veste a pele de símio de cada vez que tira a t-shirt, num dos momentos mais cómicos da noite e que começa a ser já um marco dos nossos filmes de 5ª feira.

Tudo isto para dizer que o filme do Raul é claramente outro, "Questão de Honra" é algo que não se associa a este actor, ele é mais:



"Tarzan, o rei da selva"

Apesar de ainda não termos tido oportunidade de ouvir o seu famoso grito estou certo que não será preciso esperar muito mais por uma boa gargalhada proporcionada pelo "Estica" de serviço das noites de 5ª feira...
Brevemente num cinema (campo de futebol 5) perto de si.

Jogo é jogo

Lembram-se deste jogo de atribuição do 3º lugar no Itália 90?

Vejam o video todo e deliciem-se com a técnica dos mestres de outrora.

Se estiverem com pressa, passem ao minuto 1:30 e vejam até ao minuto 2:50. Que rico golo marcou a Itália. Uma pérola (negra) na história dos campeonatos mudiais de futebol.

Como diria alguém da nossa equipa: "Parece uma casa a arder! Macacada! Que cagada!"

PS: ok, confesso que não resisti a fazer a piada fácil com a pérola negra.

A dança do buda

Amigos,

Está de regresso aos relvados artificiais esse mágico do futebol, Hug O'Rdinho, o Buda da balizas invioláveis.
Estas são imagens premonitórias do seu regresso à competição.


sábado, 7 de novembro de 2009

Nova contrataçao 2

Após um resultado menos lisonjeiro nesta passada Quinta-Feira, aliado a uma exibição a roçar o miserável, o clube achou por bem escutar as vozes críticas que demandam mais empenho e garra a defender e avançou para uma nova aquisição para o plantel.

Chama-se Elizabeth Lambert, tem 20 anos e portanto uma grande margem de progressão, e temos aqui uma pequena amostra:



Além das vantagens óbvias para o nosso desempenho, gostaria de destacar a elevação aguda do nível estético da equipa. A contratação tem porém um custo elevado, porque também temos de comprar o árbitro.

sábado, 10 de outubro de 2009

Trigo limpo...

... farinha amparo.

11-7 foi o resultado, mas poderia muito bem ter sido 15-7.
É verdade, o nosso jogo de 5ª feira foi dos mais fáceis que tivemos nos últimos tempos. Como dizem os americanos foi como "roubar um doce a um bebé", e que bebé chorão que estava do outro lado, remeteu-me logo para outra imagem da minha infância:

o menino da lágrima

E foi por pouco que eles qual meninos crescidos não deixaram também algumas lágrimas em campo tal foi a nossa superioridade colectiva no jogo. Era ouvi-los a gritar uns com os outros, até a refilarem porque queriam ficar mais tempo fora das 4 linhas quando era para trocar de jogador.

Mas foi bom recordar estas memórias, e como diz o outro "recordar é viver", e não há nada que me faça reviver os tempos passados como este anúncio, principalmente agora que já está aí à porta o Natal:


E tem graça que para palhaço consigo ver alguns dos adversários, pai natal também não é dificil de encontrar tais são as prendas que cada um deles nos dão ao longo do jogo, agora o coelho é que me está a estragar o quadro, ainda se fosse "Nã, nã, o boi foi com o pai natal e o palhaço ao circo." aí acho que também não seria complicado encontrar o adversário mais próximo do animalesco...

Para completar o ramalhete de imagens da nossa infância só faltava que um deles usasse um bigode para nos trazer de volta uma personagem mítica das tardes em frente à televisão:
o guarda Seródio, do programa Os Amigos do Gaspar!!!

Por último, e como estamos numa de voltar aos nossos primeiros tempos de vida fui perguntar a uns pequerruchos o que eles acharam da exibição dos pica-boys no último jogo:


Esclarecedor!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nova contratação

O departamento de prospecção do FKA já dá frutos. Os nossos olheiros descobriram um fantástico talento de futuro, moldado pelos novos métodos de treino, que por todo o mundo dão passos largos na evolução deste velho desporto.

A nova contratação chama-se Arnaldo ("Tijolo", para os amigos) mas é tratado pela imprensa por "Jogador Implacável" .


Entre os seus muitos talentos podem-se destacar os seguintes:

- é invulnerável a lesões;
- não vai a discotecas;
- nunca desanima e tem rendimento constante;
- pode ser programado para ser canhoto ou destro, conforme as necessidades;
- tem uma paciência infindável para aturar parvoíces.

É um bocado preso de movimentos, mas compensa isso com uma leitura de jogo invejável e a eventual "estralhaçadela" de pernas dos adversários.

Para oficializar a contratação deste talento resta apenas resolver uns pequenos problemitas com o certificado internacional do jogador, uma vez que a FIFA aparentemente não tem jurisdição lá donde ele vem.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Reservas

Neste Domingo, o desafio teve de ser jogado com jogadores "reserva" do nosso extenso plantel, uma vez que os habituares titulares do FKA se encontram em digressão por essa Europa fora (centros de recuperação física incluídos!), coisa aliás bastante comum nestes fins-de-semana prolongados.

Assim sendo, eu como último estandarte disponível da nossa agremiação, tomei a responsabilidade de reunir talentos capazes de permitir ao clube mais uma vitória.

O jogo começou renhido, mas depois de alguns desperdícios de boas desmarcações e um par de bolas aos ferros, a nossa superioridade traduziu-se numa vitória alcançada nos últimos 15 a 20 minutos.

Destaque para o "outro portento" futebolístico da família Lamego, que para além daquele jogo certinho que já todos lhe reconhecem, ofereceu várias vezes o corpo à trajectória dos "mísseis" do Pedro, e para o empenho de Adérito e do amigo do Claúdio, que muito correram. O Arém esteve ao seu nível, embora com uma cara de sono de todo o tamanho!

sábado, 3 de outubro de 2009

Mão de Deus ou de Vaca?

Este nosso último jogo foi mais marcado pelo talento com as mãos do que propriamente com os pés.

- Jaime marcou um golo limpinho em que Raul reclamou mão do próprio guarda-redes fora da grande área, para ele "lei da vantagem" é nome de romena de bordel barato: Leida Vantagén.
Veredicto: Aqui foi de Deus, pois mais ninguém sem ser Raul, a Divina Comédia, conseguiu vislubrar qualquer falta.

- Biquinho de nome, Abre Beiças de alcunha, o reforço do adversário vindo directamente das favelas, deu show de (mão na) bola com movimento rotativo de bailarina em pontas, desmarcando um colega que perante um Miguel petrificado, com a subtileza dos dotes artisticos do Miami Ink do Cerco, só teve de encostar.
Veredicto: Sem dúvida alguma esta mão foi de vaca (ou de boi?), pela sorte dos adversários em apanharem uns tenrinhos como nós que deixamos passar lances em que por "ficar ao nosso critério" queremos dar uma de seres superiores e condescendemos com a putridão alheia, bem nos lixamos porque se não fosse este golo o jogo tinha ficado empatado.

- Por último o Hugo trocou o PES pelas MAOS (Master Aestethical Operational Soccer), e pelos vistos por mais umas semanas o futebol deixa de ser virtual, para continuar a ser real. Mas a ver se na próxima semana acordamos deste pesadelo de encavadelas dos Picas, já me começa a doer os ouvidos daqueles berros estridentes deles depois de ganharem os jogos, cambada de panisgas.

Podemos ter perdido o jogo mas ao menos ganhámos mais uma sequela do Planeta dos Macacos. Como traz alegria ao jogo ver Raul a atirar-se às redes do fundo do campo. Melhor que isso só mesmo empurrar o Sérgio contra a parede, mas desta vez uma falta bem dada, com bolinha e um pedido de desculpas para parecer que não me estava a vingar da entrada de carrinho que menos de 5 minutos antes ele me tinha feito...

Só mais uma coisa: Volta Toneca, tás perdoado!
Podes não saber fazer contas ao PIB (Toneca Guterres) ou fazer piadas parvas com o professor enquanto vestes uns calções ridículos e enfeitas a cara com sardas (Toneca das Lições), mas contigo a equipa anima-se, e para ganharmos este último jogo tenho a sensação que o que nos faltou foi um "Fo#@$$inho" assim (Toneca Cascavelha).

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

fissuras e microroturas

frustration
A frustração é muita depois de mais uma derrota pela margem mínima. Mas esta derrota tem muitas atenuantes. Eu sei que estamos fartos de vitórias morais mas ontem, privados do nosso goleador e também de Konah Miguel, lesionado aos 5 minutos, fizemos realmente um bom jogo.

Miguelito, qual craque da bola, lembrou-se de prender o pé na relva numa rotação e pronto, já não vamos rodar na baliza. Apesar das limitações físicas mostrou boas defesas (quando a bola ia à figura :P). Pecou só em 2 bolas, disparadas em câmara lenta, mas suficientemente desviadas para que não conseguisse chegar. "Não deixem rematar!"

Os Picas, quiçá a pensar em mimos ao nosso Afonso, deixaram o carteiro em casa e trouxeram o arruaceiro que já me abriu as beiças em tempos. E bem que ele vinha com a lição estudada, sempre a criticar as nossas marcações de falta. Armado em intelectualóide merdoso atirava postas para o ar sobre o nosso critério, a diferença de critério, patatipatatá, enfim, burro do c%#/(&ho! Impressionante a reserva de exmplares asininos que estes nossos amigos têm.

Mas a verdade é que lá nos ganharam outra vez. Oferecemos pelo menos 3 golos, se bem que há para aí outros 3 bons lances deles que não deram golo. Pela nossa parte tivemos também uma mão cheia de jogadas bonitas que deviam ter terminado na baliza. Muitas tabelas, Vintes a entrar muito bem de trás para a frente, Jaime a deixar a pele em campo e a marcar metade dos golos da equipa (se bem que deviam ter sido outros tantos), Afonso muito bem a defender e a rematar (ia matando o Jaime quando este resolveu fazer de central do adversário). Pela minha parte, foi dos jogos que mais prazer me deu jogar nos últimos tempos (mas não marquei...). Abrandamos o ritmo por volta da meia hora de jogo que foi quando eles ganharam uma vantagem de 3 golos. Temos que saber conviver com a maior pedalada deles defendendo mais concentrados (principalmente nesta altura do jogo) e marcando as nossas oportunidades. Tivemos mais que suficientes para ganhar.

Termino com o já famoso grito de guerra do nosso toneca...

Photobucket

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

É p'ra ganhar?

Como é, boa gente?

Acho que já atingimos o nosso limite de derrotas com estes gajos... Por isso logo, é para entrar concentrado, continuar concentrado e acabar a concentrar golos no nosso lado do marcador!

Não vamos dar espaços, vamos jogar de forma solidária e procurar ser eficazes em frente à baliza.

Não vamos baixar os braços, mesmo que enfrentemos alguma contrariedade.

Vamos tomar conta da posse de bola e fazê-los correr atrás dela como cães esfomeados.

VAMOS GANHAR, C@®@|#O!

sábado, 26 de setembro de 2009

Derrota terrível

Foi tão mau, tão mau, que ninguém se quer lembrar ou falar do jogo desta última quinta feira. A verdade é que os picas safaram-se bem e planearam uma estratégia de pressão a todo o campo que, aliada às suas macacadas habituais (que desta vez até serviram para nos desestabilizar quando tentávamos uma possível reacção), conseguiu secar o nosso jogo.

Estivemos particularmente mal a defender e a manter a posse de bola. Se não temos a posse de bola estamos a maior parte do tempo a defender, e defendendo mal... enfim, safaram-se os mimos do Dildofonso no macaco-mor.

Temos por isso de pensar numa solução para contrariar o que se passou nesse dia fatídico, para não mais sofrermos tal humilhação. Antes de tentar teorizar sobre qualquer táctica que nos ajude (se é que existe :P) vou deixar-vos aqui umas ideias que vi noutro site, que devem reger a atitude de um jogador de futsal em campo. Acho que é um bom início, começar com os basics :)

Tirado de www.edcgondomar.com
As 10 Regras de Ouro para o jogador de Futsal:

Primeira: Nunca se deve permanecer parado. Tem que estar em continuo movimento em toda a dimensão do campo.

Segunda: Tem que saber jogar quando não se tem a bola, e sobretudo se algum companheiro de equipa a tem (Dar apoios, ocupar espaços vazios, etc...).

Terceira: Nunca deve deixar de observar a bola.

Quarta: O jogador deve ser generoso com os seus companheiros no momento de passar a bola. É preferível assistir um companheiro que falhar uma oportunidade clara de golo.

Quinta: Nunca deve dar uma bola como “perdida”.

Sexta: Todos os jogadores devem defender atrás da linha imaginária horizontal que descreve a bola quando a equipa contrária ataca.

Sétima: Deve sempre colocar-se de forma a limitar a acção ofensiva do atacante e não deve entrar “de primeira” a roubar a bola, a não ser que a perna de apoio no solo do atacante, seja nesse momento aquele que domina (pé dominante nas execuções) a operação dos gestos técnicos.

Oitava: Os passes entre os colegas de equipa devem ser curtos e rasos para haver melhor controlo e tensos de forma a não serem interceptados. Os passes horizontais nunca devem ser executados na periferia da nossa área. Devem-se utilizar frequentemente os passes diagonais e verticais.

Nona: O último jogador (o que fecha) nunca joga bola individualmente face à falta de apoios, nem arrisca, pois se perde a bola pode originar o golo do adversário.

Décima: Deve ter paciência quando se iniciam jogadas, procurando jogar a bola entre todos os elementos da equipa. Sem “pressa” em finalizar as jogadas, devem-se executar os gestos técnicos com a maior velocidade e rapidez possível para a obtenção do golo. O tempo (segundos disponíveis) é precioso para a obtenção de remates à entrada da área adversária sobretudo quando existem erros defensivos.

Foi maldade ou mal dada?

Dois lances marcaram o jogo desta 5ª feira, e eu como rapaz que não está ali para brincadeiras, principalmente perante este tipo de adversários que moiem a cabeça a um gajo com as suas parvoíces e manias de superioridade tinha que estar metido ao barulho.
Sempre fui um jovem pelo proletariado e esta gente que se pensa patrão do jogo aborrece-me, mas em vez de fazer greve resolvi encetar uma manifestação, daquelas duras... às pernas dos oponentes, foi um verdadeiro ajuntamento à antiga, dos que levavam a polícia de choque para a rua e tudo!!!!

Vamos dissecar os lances que originaram a polémica:
A primeira falta foi com maldade, mas bem dada porque o jogador da equipa contrária preparava-se para fugir e marcar golo. Ainda assim tudo não passou de umas simples cociguitas no adversário, que apesar de ser constantemente chamado pelos colegas de "granda panisgas" não gostou que outro homem lhe passasse as mãos pelos abdominais.
Compreendi, pedi desculpa e disse para marcarem a falta, era o mínimo e eu nessas coisas gosto de ser educado. Do outro lado começaram a ouvir-se urros de insatisfação "Assim não dá...", "Agora paga o colete...", "Deixa jogar o Mantorras branco!!!" (pronto os dois últimos são inventados, mas como vozes de burro não chegam ao céu aqui o anjo Dildofonso não percebeu a maior parte dos impropérios lançados e por isso tenho de puxar pela criatividade...)

A insatisfação dos Pica-Boys aumentou perante a segunda falta, que tenho de assumir que foi também com maldade (uma justa paga pelos vários cacetes que fui acumulando nos últimos meses).
Tenho ideia de ter ouvido até um gratificante "tlhrackkkk" quando a minha canela embateu com força na perna do adversário, mas também ele vai apanhar uma bola no cantinho do castigo quando temos um histórico de picardias entre nós e está a ganhar por mais de 5 golos? Ou é parvo ou masoquista... seguramente um pouco de ambos!
Contudo fiquei com a amarga sensação que esta minha falta foi mal dada. Perante a compilação que vos deixo em baixo, daquilo que é uma falta bem dada quando estamos zangados com o chato do estapafurdio que vem sempre atrás de nós para nos roer os calcanhares e de vez em quando molhar a sopa como quem faz que vai à bola mas há muito que esta a tirar a mira à perna, fico fulo comigo mesmo pois podia ter dado um pouco mais de mim naquele lance, quiça um bracito...
Aviso: Cuidado com as crianças pois estas imagem são em alguns casos chocantes.



Engraçado foi também o momento posterior à falta, em que ficámos a saber qual o verdadeiro desporto a que se deve dedicar nos tempos livres o jogador que sofreu a falta.
Ninguém me tira da cabeça que o senhor que aparece ao minuto 1:38 do filme em baixo é ele, ou então um dos colegas, pela forma como trepa a cerca faz lembrar em muito uma situação de ataque às cordas experenciada num dos nossos jogos da época passada.



Por último tenho de fazer um mea culpa aos meus digníssimos colegas pois feri a honra da nossa equipa, é incrível como perante um "performer" deste gabarito ficou a faltar a minha dupla patada... talvez num próximo encontro :)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ramirez


Ele já é conhecido da malta, Ramirez esse grande jogador do Benfica e da selecção Brasileira.
Como estamos numa fase de atuns e conservas, aqui vai mais um clássico nacional.
O Queiroz que olhe para a dispensa e vai ver que arranja maneira de irmos para o Mundial, nem que seja num comboio indiano que nem sardinha em lata.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Os nossos adversários de logo

A pedido de muitas miúdas aqui vai a foto do nosso herói, Raul, esse Oiro negro do futebol nacional. O outro ao lado também deve ser da mesma equipa...

Toneca procura-se

Esta semana Toneca-Liedson andou desaparecido. Encontrei-o há pouco, entre as promoções do Dia. Que rico atum para a sanduiche do lanche!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Uma palavrinha de incentivo

Meus caros, embora neste Domingo estivesse do lado errado da barricada, ainda assim deu para apreciar o bom desempenho do "time", palavra cada vez mais ouvida nos balneários da Selecção Nacional...

Espero que a melhoria de forma seja para manter nos próximos dois desafios. Embora vá estar a uns quantos milhares de quilómetros, espero poder comungar de novas vitórias, mesmo que seja por via virtual.

Aparentemente, vou realizar um desafio no estrangeiro, por isso rezem para que não haja olheiros por lá, a fim de não pôr em risco a integridade do plantel. Sabem que bons apanha-bolas não abundam assim por essa Europa fora...

Assim sendo, força nas "canetas" e quero relatos minuciosos das partidas, já que a RTP Internacional não as transmite.

sábado, 12 de setembro de 2009

Ele há cada artista

"Não posso nem um bocadinho com aquele Raul"
André Cascavelha dixit 5ª feira, 23h15, 10-09-2009

Foi o nosso ponta a proferir estas palavras, mas julgo que qualquer colega de equipa está solidário com ele. Raul, também conhecido como ave rara do futebol 5 amador ou membro destacado da espécie "Estupidotários Todososdias", consegue uma coisa que nos dias que correm é difícil: gerar consenso.
É consensual que todos lhe queremos dar uma trouxada valente a ver se aquela "cigarra falante" se cala de vez. Até o seu colega de equipa, Carteiro, mais dia menos dia lhe entrega um postal nas beiças, neste último jogo não faltou muito.

Nesta 5ª feira a prima-dona brindou-nos com mais uma das suas (muitas) habilidades para a parvoíce. Pensámos que já tínhamos visto o seu apogéu aquando daquela imagem mítica de símio agarrado às redes, mas depois ele ainda quis dar mais de si, ao terminar vários jogos sem t-shirt e todo suado a procurar o adversário - "que grande panisgas", como eles próprios estão sempre a dizer (ao menos assumem-se, escusam é de vir violar a minha masculinidade ao procurar o contacto em bolas disputadas) e quando julgámos que nos momentos hilariantes de 5ª feira seria imbatível a sua sáida em ombros para fora do relvado por causa de um pequeno entorse (era quem lhe acertasse com a bola no braço a menos de 1 metro quando ele estivesse na baliza - ando mesmo de pontaria desafinada, nem nos gajos que são para lesionar eu acerto), eis que no último jogo Raul revela que o Tico matou o Teco e sozinho está confirmado que o 1º não trabalha bem. Não é que o rapaz após agarrar a bola na grande área e ao querer desesperadamente sair para o ataque se lembra de começar a correr com a bola na mão, se não nos começamos a rir ele só parava para lá do meio campo.

Já não me ria assim desde que Seinfeld proferiu as míticas palavras "I´m king of my castle, master of my domain." Tal como este génio americano da TV também Raul é rei e mestre na arte da comédia, estou seriamente a pensar levar um balde de pipocas no próximo jogo para apreciar nos meus 5min de descanso as barbaridades que ele irá proferir ou executar em campo.
É definitivamente um artista da bola, um comediante do melhor que há!

Já bati o suficiente no ceguinho (e grandes dioptrias ele deve ter, para a quantidade de remates que vão para a linha lateral quando a baliza está ali a jeito).
Venho agora apresentar uma proposta à equipa para o próximo jogo, que passa pelo seguinte: se virmos que o jogo está no bolso nos últimos golos começamos a dizer "Ui que golo fraquinho", "Que mediocre!" "Este nem devia contar de tão mau que foi", é que a falta de critério do adversário para gritar "Grande Golo!", "Espectáculo Manel!" começa-me a irritar e pode ser que assim eles se enxerguem. Neste último jogo estive quase para dar os parabéns ao Manel num excelente remate que ele fez que deu um bom golo, mas depois lembrei-me que minutos antes a equipa adversária quase que teve um orgasmo com um golo que era só encostar porque estavam 2 para 1 desde o meio campo.
Será que como umas meretrizes de luxo, eles estavam a simular o orgasmo para nos deixar felizes? Ok que eu pago 3€ para estar alí uma hora a dar no duro mas acho que não mereço tal honra.

Só mais uma no ceguinho, é que também lhe encontrei um nome de guerra: Raul Ivetti, que consegue juntar duas características deste "Ganda Jogador", pois tal como os velhinhos Olivettis (computadores da pré-historia para quem não se lembra) ele deve ter apenas um processador de 24k na cabeça e os jogos levam 1h para carregar, por isso é que ele nunca faz nada de jeito, para ele o jogo só começa quando para nós está a acabar.
Por outro lado este nome de guerra dá-lhe um ar bem gostoso de traveca: "Ganda Panisgas!"

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Percalço na calçada...

Esta Quinta-feira trouxe-nos um paralelo levantado, no nosso caminho para obter hegemonia competitiva sobre os picaboys neste início de época.

Apesar de ter começado o jogo muito bem, com uma séries de belas jogadas colectivas e fantásticas desmarcações de calcanhar (um par delas, vá...), a nossa equipa permitiu ao adversário recuperar do golpe inicial e atingir uma vitória tangencial no último minuto da partida.

A história da partida conta-se de forma muito simples: um começo bastante pressionante da nossa parte, quiçá inspirado pelos novos nomes de guerra ou pelo grito de guerra difundido na rede Tag, que nos permitiu chegar a um parcial de 6-2, mas que após cerca de vinte e cinco minutos se transformou num período algo apático, com muitas bolas perdidas para o contra-ataque do adversário. Com isto, o resultado chegou aos 8-7, que continuou renhido, com bola cá, bola lá, "inté" ao 10-11 final, no minuto derradeiro do desafio.

Individualmente, destaque para o serpenteante Andrézinho Cascavelha, extremamente letal no ataque à baliza, com pelo menos uma mão cheia de bons golos. Pena que os outros não estivessem tão eficazes. De resto: o Konah Miguel tem de largar o Actifed, para que se lhe não adormeçam as qualidades naturais; o Jaime Vim esteve com um ligeiro défice naquela garra que o caracteriza; Dildofonso apenas precisa de um pouco mais de confiança e mandar umas "bombas " (atenção, não me refiro ao comprimido azul!!!) e O'Vintes necessita de ser mais acutilante e enrolar um bocado menos, em frente às redes. De fora esteve Hugo R'Dinho, que muita falta nos fez, para "ocupar" a baliza e ajudar naquela construção de jogo cá atrás, que nos começa a caracterizar. Eu aconselho processo disciplinar...

Temos agora um Domingo para voltar a acertar agulhas e subir mais um pouco de rendimento.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Nomes de Guerra precisam-se

Disse aqui recentemente que nos falta um grito de guerra, pois estou certo que isso iria unir-nos perante as dificuldades. Mas apercebi-me recentemente que há outra coisa que faz muita falta à equipa, que são os Nomes de Guerra (NG).

Todos os exércitos, equipas, empresas e bares de alterne os têm, nuns são subjectivados como alcunhas mas na nossa lide a expressão "nome de guerra" é mais apropriada pois todas as 5ªs e domingos contam-se as feridas no final das batalhas e logo de seguida as espingardas para a querela seguinte.
Para um cenário de guerra só nos falta as enfermeiras para os curativos, mas este domingo já tivemos um cheirinho disso com a Dulcineide e Rosangela à saída da caserna prontas para aplicar o curativo.

Como pena leve (ou será peso pesado?) deste blogue venho com mais esta posta chamar nomes aos bois, e desta vez não é aos picas.
A minha inspiração veio de um dia preenchido com um Henrique Cimento, participante da Prova Oral a quem Alvim disse "todos nós precisamos de Henrique Cimento (leia-se enriquecimento)" e por Kmet, Konadu, Krajl, Bolinhas e Bobó na Linha Avançada, esses dois programas de júbilo radiofónico.

O exercício que me presto a fazer é um verdadeiro golpe de trapezista pois bastará uma piada mal compreendida pelos meus amigos/colegas e esta será para além da minha mais longa posta, também a minha última. É portanto ténue a linha na qual caminho com o meu chapéu de chuva em cima de um monociclo e que me segura de um salto mortal para fora do blog, linha essa que será facilmente agitável por eles ao mínimo deslize cómico.
Mas tenho fé no sentido de humor da rapaziada... lembrem-se que não é à toa que nomes como Ivzania Ialhacova laragaram bastas gargalhadas na última noite de PES.

Ei-los, os Nomes de Guerra que sugiro para nossa mui nobre agremiação:

GR: Hugo R´Dinho
Se o "n" e o "o" tiveram direito a começar nomes que são impossíveis de pronunciar, como em N´Doye ou O´Hara o "r" não é uma letra que mereça um tratamento menor. O nosso redes é do melhor que temos, um elemento de grande peso na nossa equipa, aliás de peso tal que fica no 2º lugar do ranking de medição por Jaimes, com Jaime e 3/4 de Jaime de peso.

TT - todo terreno: Jaime Vim
A rapidez do noso barometro de peso, a fazer baliza a baliza, é tal que já lhe chamaram o Usain Bolt da ZIM - zona industrial da Maia. Ele é o exemplo claro que a ejeculação precoce quando aplicada ao futebol pode ser bem sucedida.

DE: Konah Miguel
Vamos ver se com este nome de guerra o nosso Maradona das Carpetes, famoso por não conseguir estar na presença de uma mais de 5 minutos sem encharcar um lenço, larga de vez o FIFA e começa a aplicar-se no PES para passar de eterno 2º lugar a campeão.

DD: O´Vintes
O nosso Irlandês, que andou perdido pelas germanias até há bem pouco tempo, é um especialista a dar múscia, por vezes mesmo baile aos adversários, no meio de alguma lambada e momentâneos slows.
Um aviso: cuidado com o Konah Miguel porque não faz muito tempo ele lesionou um parente próximo, o O´Vido DuCésar e não vale a pena fazer-lhe ver que estás na mesma equipa dele porque isso não safou o outro.

Pivot: Andrézinho Cascavelha
Com a sua reconhecida fama de cobra dos relvados sintéticos o nosso máximo goleador tinha de ir buscar o seu nome de guerra a uma temível serpente que andou pelas selvas dos campeonatos nacionais nos anos 80. A adaptação fica a dever-se ao facto de ser o mais idoso (se não é parece), o mais responsável (não é à tua o "patrão" da equipa) e mais experiente jogador (não consegue dizer que não a convites para jogar à bola mesmo que seja no dia anterior a embates nos quais se quer os elementos do nosso pelotão a 100%) deste conjunto.

Para finalizar deixo o meu acto de redenção, ao gozar com a minha própria pessoa.
SP - suplente de peso: Dildofonso
Tal como o Dildo se assemelha a um pénis também eu tenho algumas parecenças com um jogador da bola (se tirassem 25 quilos de cima - ou meio Jaime- e colocassem na perna direita metade do talento da esquerda, poderia estar facilmente num clube da 3ª divisão), principalmente quando vou com aquela gloriosa camisola preta do mais prestigiado clube nacional, falo como é óbvio do Boavista.
Tal como o dildo, que apesar de ser eficaz nas suas funções, deixa sempre algo a desejar às senhoras de 40 que carecem de carinho também eu fico sempre com a sensação que podia ter dado um pouco mais... um pouco mais de corrida, de pressão, de força no remate, de cacetada nas pernas do Raul e do Sérgio, de liderança, de vir defender depois de um sprint à baliza contrária... enfim, um pouco mais de mim.

Fica uma promessa, nesta 5ª sem Hugo R´Dinho mas com André Cascavelha a jogar com Dildo, que por sua vez vai meter a bola com classe no Konah Miguel, para este fazer um golaço que até Jaime Vim dirá a O´vintes: "Espetáculo!!!"

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Não vou ganhar nenhuma taça!

Treino de domingo bem disposto, com 11 artistas da bola e os 6 do blog presentes (coisa rara). Jaime voltava ao convívio depois de uma semana raptado em parte incerta. Os olhos meio abertos e a juba no ar não auguravam nada de bom, mas até esteve em bom plano.

Perdemos o jogo mas penso que até jogámos bem, à Portugal, muitas ocasiões criadas, suficientes para ganhar, mas com pouca concretização. Portanto, não há que desanimar pois estamos no bom caminho. A melhorar, de entre outras coisas, a rotação de jogadores quando estamos 6 (el trem e brakes tiveram uma bela discussão sobre o assunto).

Ponto alto do dia, as declarações de fixola no balneário, respondendo às críticas dos colegas ao seu alto rendimento :D

sábado, 5 de setembro de 2009

TORNEIO PES




“O retorno do guerreiro. “ Assim se pode chamar à vitória na taça e campeonato de ughi ontem, em mais um torneio de PES. Tal como na vida real há muito que não se via o Hugo a correr, a suar e a ir atrás da bola com garra para ganhar. Na playstation já tá,só falta nos jogos a sério.
Mais um encontro, mais um bom convívio. Vintes estreia-se e mostra logo que trava quem for preciso. Aliás a série de empates infligida pela frieza alemã deram a volta ao campeonato, garantindo-lhe uma posição à frente de toneca que depois da hora do Vitinho entra em estado de hibernação… (Já foi uma sorte eu conseguir encontrar o caminho para casa e não ter espetado o carro no mar ou na refinaria de Leça).
Quanto ao equipamento, vou ser sincero, não sou fã da PS3, embora a casa seja bastante mais acolhedora que a taberna de Rio Tinto (casa do Hugo), com mais fartura de comida e bebida (que o diga o menino da cotonete que mal chegou abocanhou logo os doces), e mais literatura de bicharada, o brinquedo não me convence, porquê? Porque não permite guardar dados….
Por fim, o excelente acolhimento do anfitrião, (só de lembrar que fomos recebidos por dois cães..), anfitrião que mostrou a força de jogar em casa: 1 campeonato no bucho embora sem grande fair-play já que Afonso após marcar os golos agredia sempre os defesas…(foi penalizado apenas uma vez).
Ora, enquanto lutava para manter o último lugar no torneio, apercebi-me da falta de ruído de fundo, ruído este comum nos torneios de PES, não foi difícil identificá-lo…O nosso tique électrique não tava presente, situação que se tornou comum na última semana…Onde estaria essa força da natureza? Esse jogador criado nas escolas TAG...Pois não foi difícil encontrá-lo.O nosso “tagarela” optou por uma carreira de treinador e jogador internacional...atenção às fotos...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

As previsões cumpriram-se.

Os picas vieram cheios de vontade para o primeiro jogo da época. Quinze minutos antes da hora já lá estavam os 6(!) prontos para o jogo da bola. Quinze minutos depois da hora já estavam com a fome saciada. Sem andamento para o nosso time foram facilmente dominados.

O jogo esteve sempre controlado, apesar de termos dado algumas esperanças ao adversário com 20 minutos para o fim, quando chegaram ao 5-6. 11-5 no final tem que nos deixar contentes com o trabalho da pré-época, apesar de eu achar que os devíamos ter cilindrado com mais uns 5 golitos.

Miguel muito goleador e com bons apontamentos na arte do cacete (sérgio lambeu a relva, o que é sempre bonito), Afonso e Vintes óptimos a defender e na construção de jogo, André a mostrar evolução a pibote e também a facturar bonitos golos. Na baliza, o costume, exibição mehh, mas que ainda deu para me abrirem as beiças quando ainda sonhava com a clean sheet.

Momento da noite: André levantando as manápulas aos céus e soltando um sonoro FO%&-£@ quando manda uma bomba desde o meio campo que só termina nas redes do adversário. Deixem jogar o Toneca!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Um pouco de motivação

Tal como Mel Gibson teve o seu "They will never take our freedom" também nós um dia teremos um grito de revolta poderoso, que nos levará a vencer equipas de maior estaleca como a que enfrentámos no entediante mês de Agosto às 5ª feiras, em que contabilizámos por derrotas todos os jogos.

Para já o melhor que temos é o "F%$#- se" do André cada vez que a bola vai com força a mais, ou as anímicas parvoíces da equipa contrária com pérolas como "Eu não consigo!"; "Eles não são nenhuns heróis!" ou "Andamos alí que parecemos fantoches...". É verdade que ao ouvir isto nos dá um novo alento para buscarmos a glória semana atrás de semana, mas falta algo mais estoico e unificador de forças.

E quem diz um grito de revolta diz um vídeo.

Sim porque assim como Pepe Guardiola conseguiu construir isto para puxar pelos seus magníficos jogadores...




...também nós, meros canastrões do chuto para a frente, teremos em Agosto de 2010 um vídeo com os melhores momentos da nossa equipa para nos motivar contra a troupe que o Jaime nos vai arranjar para substituir os Picas nessa altura do ano.
Fica a promessa...
Para já uma certeza, como amanhã vamos estar 6 do nosso lado, vou levar a máquina para começar a gravar a nossa caminhada para uma campanha 100% vitoriosa (vá 75% - 1 derrota em cada 4 jogos já n era mau)... por isso façam a barba e cortem o cabelinho, e nada de camisolas do FCP porque a câmara parece não gostar muito disso, começa a desfocar!!!

E não se esquçam, eles até podem fazer entradas de carrinho mas nunca nos vão tirar a liberdade!!!!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Retorno às Vitórias


Amigos, a cobra voltou. Após uma fase de hibernação e adaptação à nova pele (botas novas)a cobra saiu do cesto e marcou uns golitos, sem nunca esquecer o auto-golo de belo efeito, afinal baliza é baliza e o que conta é que elas passem a linha. Junto imagem esclarecedora sobre a minha infância, quando aprendi a famosa dança da cobra. Resultado deste encontro é que a cobra acabou no prato, eu aprendi a dançar e depois fiz plásticas para ficar branco...já não fui o primeiro...
No que diz respeito ao jogo, nada como descer de divisão, até parece que percebemos daquilo. Aproxima-se Quinta e o jogo já está marcado, exige-se o mesmo empenho dos jogos anteriores!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Apenas o começo...

Ora, fazendo juz à reputação que pelos vistos ganhei a partir do último post do nosso guarda-redes/armador de jogo (estranha combinação, não?), cá vai o primeiro trabalho da minha pena.

Depois de uma pré-época esforçada, lutando contra adversários claramente de outro calibre, tenho fé de que estas lições aprendidas da pior forma nas últimas quinta-feiras nos auxiliem contra os picaboys.

Por minha parte, tentei uma abordagem pioneira ao jogo, aumentando a minha massa de forma quase exponencial neste último mês e meio, considerando que iria beneficiar de um embalo extra, nas minhas arrancadas, com o peso do abdómen a levar-me para a frente. Sei que isto vai chocar-vos, mas enganei-me. Vou ter de entrar em dieta semi-rigorosa (tão rigorosa quanto se pode ser num lar português) para perder o "lastro" extra e recuperar a minha forma de bailar por cima e em volta da bola, até a perder de forma inconsequente.

Quanto aos meus caríssimos novos colegas, permitam-me umas curtas observações:

- o nosso Brakes necessita de recuperar a confiança, para voltar a mandar aqueles mísseis que o notabilizaram - vai miúdo, tu consegues, estoura-me esses gajos!!!!

- o nosso Tique Électrique luta e corre como um leão, agora só o temos de pôr a correr nos sítos certos;

- el Trem ganhou experiência, mais uns belos movimentos de rotação e roda como ninguém sobre os defesas, mas temos de lhe arranjar mais um par de "moves" para variar o reportório e refrear o ímpeto de partir sempre para cima da baliza;

- o Miguel Fixola tem de deixar de ser tão fixola e apertar com os atacantes adversários daquela maneira que ele tão bem sabe;

- quanto ao caro Uhgi, temos de lhe arranjar um guarda-sol daqueles de esplanada, para ajudar contra aquelas chapeladas, quando lhe fazemos o favor de perder a bola cedo para os adversários.

Ficam aqui apresentadas as minhas primeiras 6 receitas para o sucesso e agora, VENHAM OS PICABOYS, CARAMBAS!!!!!

Fim da pré-época

A nossa passagem por outros futebóis terminou ontem em desgraça. Correu-se muito, fez-se o que se pôde, mas isto é outro nível. Vamos regressar à nossa divisão com a esperança de termos aprendido alguma coisa. Já sabemos como mamar 1 golo a cada 3 remates, já sabemos marcar golos na própria com o pé esquerdo. As nossas movimentações... oculares melhoraram muito também. Não se pede menos, portanto, que vitórias todas as 5ªs contra os picaboys.

PS: A combinação chimarrão+mcflurry oreo passa a entrar no menu do clube. Muito bom para pança grande e flatulência, é chave garantida para elasticidade na baliza. Muito melhor que saladinha com molho cocktail 20 minutos antes do jogo.

O germânico vintes foi convidado a soltar a pena nesta casa. Homem de pezinhos de veludo e verbo fácil vai com certeza escrever mais que os outros estarolas que falam, falam, falam mas não escrevem nada. Macacolas!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O problema das botas novas

Um gajo vai à loja e vem de lá sempre enganado...
"Ah eu queria umas botas boas, daquelas que nem os jogadores de fubelol..." e acabamos por sair de lá com aquilo que se chama na gíria o pé de gesso, em vez de ser a bota a moldar-se ao pé é o pé que se molda à bota e todos sabemos que isso leva para lá de 3 meses, e quanto mais carcaça velha se é mais difícil é o nosso corpo mudar a sua forma...
Conselhos sábios:
- Levar sempre dois pares de botas quando se está no período de transição (nunca menos de 4 ou 5 jogos). Neste caso é como ter uma amante... até se largar a mulher velha pela nova há primeiro que assegurar que a nova já assimilou todos os nossos cozinhados e séries preferidas da tv, quando tudo estiver de acordo com os desígnios do rei dá-se o chuto (mas com as botas antigas para ter a certeza que é bem dado)na mulher velha.
- Fazer uma pesquisa prévia por jogadores experimentados acerca de qual o modelo mais adequado. Voltando a usar as mulheres para a comparação quando um jovem quer saber qual a melhor casa de strip tem que pedir informação a alguém que digamos faz da sua vida a escolta de raparigas de leste (e não é da Russia para o Porto, que a esses tudo o que mexe, e não dê luta quando é colocada no saco, serve)
Vejamos porque deveria o nosso colega André "Chavo" ter feito uma pesquisa mais aprofundada:





Pois é Chavo as brancas podem ser muito bonitas, mas com as azuis é que metes as redondinhas na rede, as brancas é para dar toques e fazer fintas, mas com isso não se ganham jogos, e vê bem de quem é que vem mais este conselho sábio (afonso aka homem das fintas).
Vê lá se ainda está na garantia e vai lá trocar isso que para a semana há mais jogos e o nosso ponta não pode acabar as partidas em branco!!!

Mais a sério: gostei mais da atitude, de correr atrás, de pressionar, os remates não sairam grande coisa, mas quem sou eu para falar que na única oportunidade que tive atirei a bola para a bandeirola de canto...

Prá semana é que é, já dizia um ditado chinês: se não os consegues vencer à terceira, espera pela quarta que é aí que vai ser a primeira...

Pré-época difícil...

Os picas tão de férias e o masoquista Jaime arranjou-nos uma equipa adversária que é, digamos, um poucochinho melhor que nós. Percebem de futsal, têm técnica, rematam muito e forte, têm pedalada, têm guarda redes... enfim, 3ª tentativa, 3ª derrota.



Bela chuteira Toneca Fritzl!


Toneca estreava bota nova, branquinha, a dar-lhe um ar distinto. Mas a exibição de distinta teve pouco, à parte ter deitado os bofes fora é claro. O homem ia morrendo de tanto correr, palavras do próprio entenda-se. Já não me lembro do mestre André ficar em branco num jogo e claro, quando o goleador não marca... De positivo há que dizer que não desanimou tanto como é costume nas numerosas vezes que os remates não saíam, nas vezes que a cobra não saía do cesto, nas vezes que a bola lhe era tirada.
"EU SOU O JOGADOR QUE MELHOR RECEBE A BOLA NESTA EQUIPA!" eheh

Afonso, tal como André, quase morre em campo com tanta correria. Os homens estão sempre em movimento, sempre a entrar nas costas e não há descanso na defesa. Gasta as baterias atrás e depois não há pedal para a frente. Bons apontamentos em recuperações de bolas e em alguns "trademark passes". O remate anda miserável. Adepto de ciclismo, está a treinar para atingir o pico de forma na volta à França, lá para Julho de 2010 :P



EMAGRIPLAN, o segredo!

Jaime está numa forma do outro mundo. Imperial na defesa, incansável à frente e atrás, corre que nem uma gazela. Não o vi a mandar vir com André, o que é sempre uma experiência bonita e um dos pontos altos destes nossos encontros. Falta um pouco mais de calma à frente e ir encher para o ginásio. Melhor em campo.

O alemão Vintes está cá há um mês e neste mês de regresso aos relvados portugueses a evolução tem sido notória de jogo para jogo. Não só na qualidade de jogo mas também na pança. A mamã alimenta-o bem e já são 4 quilitos a mais num só mês. Claro que a velocidade de ponta, já de si famosa, ressente-se, mas este é um jogador que não precisa de grandes explosões para explanar a sua arte. Bom jogo mas não chegou para estes artistas de outro campeonato.

Miguel teve um jogo melhor que o habitual. Esticadinho no comboio Algarve-Porto deve ter sido o jogador mais veloz da noite. Vai ser multado pelo clube por mais esta falta de profissionalismo.

Na baliza tivemos mais uma vez um guardião do outro mundo. A exibição foi tão boa que não houve uma alma caridosa que lhe desse 5 minutinhos à frente para mostrar o que sabe. Gulosos!

Já disse o resultado? Tá aí na página algures na nova listagem.
Escrevam!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Futebol é bonito

Caros amigos, antes de mais um encontro duro na próxima quinta feira, deixo-vos aqui este jogo, como que a servir de inspiração, para saborearem.

Hyunday A-League, campeonato profissional da Austrália. Quando tiverem 5 minutitos não deixem de ver até ao fim. Muito bom.

domingo, 21 de junho de 2009

Fez-se história...

Não tenho por hábito comentar os jogos de domingo, até porque o adversário é honesto, trabalhador, não reclama sem razão, joga bem e não tem manias e por isso não merece comentários irónicos como os oponentes de 5ª feira.
Ao domingo trata-se mais de um jogo de amigos, onde o que conta é o convívio e o objectivo passa apenas por correr um pouco para que a barriga não continue a crescer desmesuradamente e acima de tudo divertirmo-nos... mas hoje houve um lance do jogo que ficará para sempre na história do nosso futebol e que não poderia passar sem uma "posta" à altura.
O momento é digno de fazer parte das melhores jogadas do ano e é muito dificil de descrever em palavras, mas é a isso que me proponho:
André, o nosso ponta, conhecido pela sua agilidade e rapidez de movimentos, recebe a bola a meio campo, pela frente tem João (um dos melhores da outra equipa), ele olha-o nos olhos e parte no um para um, sem medos e com um sorriso maroto confiante que iria ser bem sucedido, põe primeiro o pé direito junto à bola como que a indicar uma direcção, mas depois avança com o esquerdo, João fica baralhado e é aí que André avança novamente com o pé direito para a frente (sempre sem sair do mesmo sítio e com a bola poucos milímetros à frente dos seus pés), quando João pensa que é por alí que ele vai avançar André saca do pé esquerdo e avança triunfante pela esquerda contornando o defesa sem misericórdia, apenas com o guarda-redes pela frente André não vacilou e redimiu-se daquele momento também histórico quando há algumas semanas atrás depois de ter deitado o guarda-redes no chão encostou a bola à rede, mas a de protecção e não a da baliza.
Estava baptizida a finta da serpente (tal o veneno com que André salpicou o seu opositor, com aqueles seus passos de veludo), e um momento destes só podia ser festejado com a famosa dança da cobra, a que se seguiu uma longa salva de palmas de todos os companheiros (e os adversários ficaram num respeitoso silêncio). Foi pena não haver alguém a filmar este coelho que André sacou da cartola pois por menos já o Benfica foi buscar Marcelos, Marcels, Kings, Paredões, Pringles ou Balboas...

A finta foi tão boa que merecia figurar no que de melhor já se fez neste aspecto entusiamante de uma partida de futebol, melhor que o golo só mesmo uma finta bem conseguida antes de a bola balançar na rede. Aqui ficam uns minutinhos de magia para os apreciadores desta arte:

sexta-feira, 19 de junho de 2009

The Muppet Show

Mais uma quinta, mais uma vitória, mais uma cabazada (19-8), mais uma tirada mítica dos adversários: "Andamos alí que parecemos fantoches...", fantoches não diria mas "Marretas" talvez, tantas são as marretadas que têm levado nos últimos jogos.

Seria fácil imaginar quem seriam cada um dos nossos adversários no programa mais internacional de tv de todos os tempos, mas para os mais distraidos ou menos familiarizados com a série ficam algumas imagens, que como sempre valem mais que mil palavras:
E ontem à noite o futebol deles não podia ser melhor descrito do que com este pequeno mimo do show:




Tal como acontece quando vemos este personagem também ontem por momentos pensei "o que é que eles andam para alí a fazer, bem o que importa, vamos disfrutar da parvoice alheia!!! E soma mais um pro FKA"
A grande prova dos 9 está a chegar já este fim de semana, mas depois do repasto de amanhã também não se pode colocar grande expectativa na performance da nossa equipa, menos de 3 encostos à linha lateral para descansar é vitória!!!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Venham novos!

Este título pode ser enganador, mas ao mesmo tempo acho que é muito revelador do sentimento da nossa equipa no final de mais uma épica vitória (8-1, naquela que é a nossa enésima vitória consecutiva, penso que este ano ainda não provámos o travo amargo da derrota à 5ª feira... se em vez do Braga temos ido nós à Taça Uefa não havia Shaktar que nos fizesse mossa!!!).

Passo a explicar o duplo siginficado do título:
1º - Se por um lado a expressão "venham novos" consegue mostrar que estamos a ficar saturados de bater em mortos (depois de diferença de 14 golos contra 4 jogadores, segue-se vitória por 7 contra 5 jogadroes, parece que só mesmo se eles jogarem com 6 é que equilibram as coisas, e eu estava capaz de jurar que eles já pensaram em propor-nos isso...) e por isso talvez seja hora de dar o salto qualitativo...

2º - Por outro lado nunca a sabedoria do meu pai assentou tão bem num jogo de futebol, dizia-me ele muitas vezes "eles são novos, não pensam!!!" e assim é com as duas mais recentes contratações da equipa adversária, eles parece que ainda estão a terminar o secundário mas talvez também por isso transpareça que ainda não tenham muito "esperto no cabeça"... tenho uma analogia perfeita para o jogo deles: fazem-me lembrar o cão da minha namorada, sempre que vê uma bola lá vai ele todo contente a correr mais que à pressa atrás dela, depois pega nela e vem a correr também todo contente até mim para me dar a bola, e é capaz de estar nisto horas... até se cansar e ficar deitado no chão com a lingua de fora e eu com a bola na mão, sem que me tenha cansado em tonterias de corridas... o que me leva a dizer "venham novos", porque está visto que não é por aí que a nossa senda vitoriosa vai cair....

O sinal de que as coisas vão mal para os lados da Picalandia deu-se quando face a um diferencial de 8-0, já para lá da hora de jogo, os adversários vibraram com o golito solitário como se fosse o golo de ouro da final do Campeonato do Mundo (até houve alguns que se viraram para o tratador da relva a dizer que podia acabar com o jogo e levantavam as mãos para o céu em sinal de euforia).

Não percebi o comportamento deles pois nem se pode dizer que a situação de morte-súbita se aplique a este jogo de 5ª, porque eles já andam em ventilação há meses... nestes casos defendo a eutanásia, morrer mas com dignidade e de forma assistida... nós bem lhes tentamos pisar o cabo que os vai mantendo vivos e colocar a almofada em cima da cara... mas eles insistem em viver mais uma semana para sofrerem mais maus tratos futebolísticos, haja masoquismo!

Já no balneário mais uma pérola do senhor do "Eles não são nenhuns heróis...", desta vez cantava ele alegre "ai destino ai destino...", eu completo a famosa letra (do senhor aqui ao lado) que continua da seguinte forma: "... destino que Deus me deu!" e aproveito para juntar que se Deus tivesse um papel no destino dele já o tinha colocado há muito na construção, tais são os tijolos que lhe colocou no lugar dos pés... os sinais que Deus lhe dá são óbvios o que me leva a pensar cá para mim que apesar da cantoria religiosa ele não é católico é apenas mais um fã do Toni!!!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Alguem viu por aí um heroi?










Estou triste, não, estou mesmo é desolado...

Passo a explicar-vos o motivo deste meu estado de alma:

A meio do jogo de ontem um dos nossos adversários referiu-se jocosamente à nossa equipa pela seguinte expressão: "Eles não são nenhuns heróis!!!", para nos rebaixar um pouco mais só lhe faltava trautear Cladisabel no seu famoso "Preciso de um herói..."

Fiquei aborrecido, e não é para menos, pois há várias semanas que jogamos com eles e é chato constatar que ainda não repararam nos nossos alter-egos de super-heróis:
- O Hugo é o Homem elástico, tal é a forma como ele vai buscar as bolas aos cantos da nossa baliza e ainda tem capacidade para se prolongar para o ataque da equipa (e como isso os incomoda);
- O Ricardo é o Hulk, pois nuns momentos parece que está muito normal e de repente é assumido por uma força sobrenatural e lá lhe dá para mais umas explosões e arrancadas para a baliza;
- O Afonso é o Homem-aranha, montando uma teia com o seu futebol rendilhado, e sempre a lançar umas redes para os nossos atacantes finalizarem;
- O Jaime é claramente o Luke Skywalker, pois ao longo de todo o jogo a Força está sempre a seu lado;
- E o André é um misto de Zorro, basta atentar nas suas fintas a ziguezaguear pelo relvado, com El Matador, pois está sempre fixado em dar a estocada final no boi, ou melhor na bola!

Uma pessoa fica triste ao ouvir da parte deles que não nos consideram nenhuns heróis, principalmente quando nós reconhecemos que pelo menos um deles tem características de herói: um remate tipo Lucky Luke, mais rápido que a própria sombra, que quase que arrancava as mãos ao nosso Luke Skywalker, por momentos tive uma visão da Guerra das Estrelas quando o Darth Vader arranca a mão ao próprio filho...

Por outro lado é engraçado constatar que o mesmo oponente que tinha a certeza que a nossa equipa não era feita de heróis tentou ele fazer de Charlton Heston no filme Planeta dos Macacos e atirou-se à rede de fundo depois de uma corrida pela linha lateral menos bem sucedida. (ah ah ah ah, uh uh uh uh - atenção não é um riso irónico pela forma como o lance terminou, é apenas uma onomatopeia que ele emitiu quando se atiruou às redes, e é também a figura de estilo que eles melhor conseguem colocar no campo, enquanto que do nosso lado é mais metáforas pois bastam algumas jogadas para comprovar que o nosso futebol é perfume a destilar por aquele relvado, e é dos caros, com muito requinte: a dose certa de raspas de canela e laranja e um doce acetinado a madeira, de pinho claro.

Os restantes elementos da equipa adversária não se assemelhando a heróis podiam muito bem ser personagens de banda desenhada, como os Irmãos Metralha, tal é a sua incapicidade para cometerem o crime de violarem as nossas redes, ou os próprios Irmãos Dalton, porque o seu plano de ataque à nossa baliza acaba por sair sempre furado... mas temos de lhes gabar a persistência (ainda que para a azelhice).

Mas tenho de dar a mão à palmatória, fui ver o que diz a wikipedia sobre heróis: "Herói é uma figura arquetípica que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica." e ele realmente tem toda a razão, nós nunca poderemos ser heróis pois do lado de lá nunca está um problema de dimensão épica.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

O estágio a dar frutos

Depois das dezenas de bananas (pão, maçã, ouro, prata, verde e mais umas quantas espécies), mangas, carambolas, papaias, cajamangas, abacaxis e côcos em São Tomé eis que a frutaria é descarregada também neste cantinho europeu... mais uma 5ª e eis o regresso às vitórias, que já escapavam há umas semanas.

O regime saudável (piscina, praia, banhos de sol, passeios e comida) levado a cabo durante uma semana começa a dar frutos no regresso ao trabalho.

E nem o facto da média de idades deles não lhes permitir concluir um curso académico superior(sem ser no regime de Bolonha) nos atrapalhou. Como diz o ditado devagar se vai longe, e nós chegamos aos 8 ainda eles iam nos 2... sempre bem devagar, assim como quem não quer a coisa e toma lá mais um... depois já com um pulmão de fora e o coração encostado às cordas a coisa ficou preta, mas ainda deu para terminarmos o jogo vitoriosos por 2 golos de diferença.

Para a semana há mais, mas como eles já vêm com a lição estudada vamos ter de tirar coelhos da cartola porque senão quem vai acabar por levar cartoladas com bengala vamos ser nós...

Em jeito de fecho deixo-vos com a imagem que mais me marcou nesta minha passagem pelo hemisfério sul:

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Já temos hino! (E não fomos nós que o escrevemos)

Ora prospecção atenta no e-mundo, encontrei uma cagada que se intitula o nosso hino (F.K.A soccer) escrito dizem pelas nossas mães (F.K.A. soccer mums). Chama-se o dito hino Thursday Night Anthem, que nem de propósito coincide com a verdade da história dos nossos já míticos jogos com os Pica-Boys!

http://www.myspace.com/thesoccermoms

Pode ser que a (má) música inspire os Pica-Boys a mais uma noite de angústia...

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Em prospecção

Pois é nas próximas semanas o organizador de jogo, carregador de piano e lesionador de adversários estará ao serviço dos Olheiros Zarolhos SA em diambulações pelo mercado São Tomense em busca do novo Akwa ou quiça um piqueno Quinzinho para reforçar este nobre e valioso time do FKA.

Ontem foi um ciclo que se fechou e logo com mais uma vitória (a 8ª em 8 jogos), e esta foi uma daquelas boas, à rasquinha para o adversário pensar que quase chega lá... mas não dá, somos melhores... é a vida, eles podem até ter o pontapé canhão, mas nós temos o Hugo Mãozinhas que como diz o Pica-boy mai novo "$%&$ que pariu, que o gajo apanha-as todas. Ó redes deixa entrar só uma..." é triste ver que o desespero os leva a pedinxar para deixarmos entrar umas bolas.
Noutro sector do terreno eu bem me esforço mas acho que não consigo esconder o meu contentamento, e aquele sorriso maroto, quando vejo o Raul a arfar junto á linha depois de mais um chega para lá (e a bola a ficar nos meus pés)... como é bonito o futebol quando se ganha.

Cambada agora só daqui a 3 semanas, segurai as pontas... que eu vou buscar o novo ponta e já volto! Não é que o WC Pato não esteja a dar conta do recado (ontem foram mais umas 4 ou 5 batatinhas lá dentro), mas a táctica deles de terem sempre um gajo de fora tem de ter uma resposta à altura.
E eles em São Tomé são grandinhos, pelo menos o marisco tem fama disso... e os côcos bem docinhos, ou seja espera-me vida boa enquanto vocês labutam o nosso futebol (e nada de dar uma de proletariado protestante só porque a próxima 5ª é anterior ao 1º de Maio, quero esse nível de jogo lá no cimo e o rolo compressor de vitórias sempre a somar).

Trarei recuerdos...